O tratamento PST é uma opção para atletas de baixa ou alta performance que desejam de recuperar rapidamente e não têm os procedimentos invasivos ou cirurgias como opção inicial.

O que é o tratamento PST?

Apesar de não muito conhecido no Brasil, o tratamento PST é uma tecnologia de origem alemã e mundialmente aplicada há mais de 25 anos.

Trata-se de uma terapia não invasiva, indicada aos pacientes que sofrem de dores crônicas, doenças degenerativas, traumas agudos e lesões. Um tratamento que pode trazer mais qualidade de vida e bem-estar aos pacientes.

A sigla PST, significa Pulsed Signal Therapy – Terapia de Sinais Pulsados. O equipamento que aplica o tratamento envia campos eletromagnéticos pulsáteis de baixa intensidade e frequência variável para as articulações do sistema músculo-esquelético.

Dessa maneira, é possível tratar de vários distúrbios ligados às articulações e músculos, pois o tratamento PST promove a reconstrução do campo elétrico fisiológico, ativando o metabolismo e as células das cartilagens e promovendo um ambiente favorável para o processo natural de regeneração dos tecidos afetados.
Uma terapia que consegue estimular as células do corpo, fazendo com que o próprio organismo atue na recuperação dos tecidos defeituosos.

Essa tecnologia, que já está sendo utilizada em vários países da Europa, Ásia, Oriente Médio e Américas do Norte e Sul, está no  Brasil sendo aplicada nos tratamentos direcionados ao sistema muscular e esquelético para potencializar os resultados.

Para quem o tratamento PST é indicado?

O tratamento PST é indicado para muitos tipos de dores e traumas e, altamente indicado para quem sofre de algum tipo de doença degenerativa articular, em que os tecidos se deterioram com o passar do tempo, como por exemplo, pessoas que apresentam artrose da coluna, rizartrose, artrose do quadril, necrose avascular, artrose do joelho, discopatias degenerativas, condromalácia patelar, entre outras doenças.

tratamento pst para ateltas

Tratamento PST para atletas

A terapia não-invasiva com o PST também é indicada aos atletas, principalmente àqueles que praticam atividades de alta intensidade e que sofreram algum tipo de lesão ou trauma esportivo, como lesões nos ligamentos ou fraturas de stress.

Outro benefício do tratamento PST para os atletas, é o auxílio na recuperação por algum tipo de procedimento cirúrgico ortopédico e que estão no pós-operatório.

Vantagens e benefícios do tratamento PST aos atletas

  • Tratamento não invasivo:

Não há nenhum tipo de incisão no corpo do paciente durante a terapia com PST. Além disso, nenhuma química é utilizada durante a aplicação.

Uma terapia feita inteiramente pelo envio de pulsos que ativam o campo elétrico biológico.

  • Sem necessidade de internação:

Sendo um tratamento não invasivo o paciente não precisa ser internado para a realização do tratamento PST.

  • Promove a regeneração natural do corpo:

Diferentemente de outros tratamentos onde o paciente precisa usar componentes sintéticos, o tratamento PST ativa os mecanismos biológicos do corpo humano. Por isso, o próprio organismo é o responsável pelo processo de regeneração.

  • Um tratamento indolor:

A grande maioria dos atletas e pacientes em geral que aplicam o tratamento PST, não sente qualquer tipo de dor.

  • Não há efeitos colaterais:

A terapia PST promove um processo natural do corpo, não gerando qualquer tipo de efeito colateral do paciente. Por conta disso, o procedimento pode ser realizado dentro da rotina do atleta.

Estatísticas

Há pesquisas realizadas na rede pública e privada de saúde que apontam que 30% a 50% da população sofre de alguma dor crônica. Quem sofre com esse problema, acaba que se acostumando com ele, mas com o tratamento PST, os medicamentos orais e injetáveis, assim como a fisioterapia, ou até mesmo a cirurgia para colocação de próteses em casos mais severos, deixam de ser necessários.

Veja abaixo como o tratamento PST é aplicado:

A terapia PST é simples e cômoda. O paciente realiza entre 9 e 12 sessões, que normalmente acontecem todos os dias e têm duração média de uma hora.

Dependendo do quadro, é possível realizar duas sessões diárias, mas mantendo um intervalo mínimo de 5 horas. A quantidade de sessões vai depender diretamente do tipo de distúrbio a ser tratado.

A aplicação é através do posicionamento da articulação que precisa de tratamento na bobina que gera o campo magnético. O paciente não precisa de nenhum tipo de roupa especial, podendo estar com a própria roupa do corpo.

Durante a aplicação, uma pequena lâmpada (LED) localizada no aparelho irá piscar o que indica que a geração do campo elétrico biológico está acontecendo. E ao finalizar a sessão, o próprio equipamento irá emitir um sinal sonoro indicando o seu término.

Em geral, os resultados poderão ser mais bem prognosticados entre 6 a 8 semanas após a conclusão do tratamento. Todavia, o efeito analgésico, para a maioria dos pacientes, costuma ocorrer logo após as primeiras aplicações.

tratamento pst para atletas

Onde realizar o tratamento?

CartiLife é uma empresa da área da saúde, formada por um corpo clínico multidisciplinar altamente capacitado.

Com investimentos constantes em inovação e pesquisas, a empresa se apresenta como uma solução para tratamentos de degeneração muscular e articular.

Habilitada e recomendada para realizar o PST (Pulsed Signal Therapy), a CartiLife carrega como missão devolver a qualidade de vida e autonomia aos pacientes.

Se você é um atleta, que sofreu lesões ou traumas esportivos, como lesões parciais nos ligamentos, lesões parciais nos meniscos, fratura de stress, pseudoartrose ou pós-operatórios ortopédicos, agende sua avaliação gratuita agora mesmo.

Você não precisa mais considerar a cirurgia ou prótese como uma opções antes de esgotar todos os tratamentos e alternativas, afinal, os dados de uma cirurgia são altamente impactantes, podendo deixá-lo parado por meses ou até mesmo o obrigando a interromper permanentemente sua carreira.

Com a CartiLife, você também tem a opção alugar o equipamento, podendo aplicar o tratamento com ainda mais comodidade. Saiba mais!

Copyright ©2025 Todos os direitos reservados

 

× Como posso te ajudar?