Terapia BIOMAG

Previous
Next

A Terapia Magnética Pulsada BIOMAG é uma tecnologia inovadora que utiliza campos magnéticos pulsados de baixa frequência para estimulação de diversos processos naturais e biológicos de regeneração do nosso organismo.

As alterações biológicas nos tecidos, resultantes dos efeitos terapêuticos do campo magnético pulsado de baixa frequência, podem ser benéficas em vários problemas de saúde, em particular, no tratamento de doenças degenerativas e condições músculo-esqueléticas dolorosas.

Os efeitos terapêuticos podem ser resumidos em seis categorias básicas:

  • Analgésico (alívio da dor)
  • Mio-relaxante (alívio dos espasmos)
  • Antiedematoso (anti-inchaço)
  • Vasodilatador (alargamento dos vasos sanguíneos)
  • Desintoxicante (eliminação de substâncias nocivas) e aceleração do metabolismo
  • Cicatrizante e regenerativo (anti-inflamatório e antirreumático)

Segue abaixo uma breve descrição dos mecanismos de ação para cada efeito terapêutico:

  1. Efeito analgésico (alívio da dor)

O CMPBF (campo magnético pulsado de baixa frequência) gera corrente nas fibras nervosas por meio de indução, que bloqueia a passagem de sensações dolorosas dos receptores da dor para os centros cerebrais através da medula espinhal. Esse efeito, bem como outros mecanismos (aumento da produção de endorfinas, redução da inflamação e edema, relaxamento muscular) resultam na supressão da dor. O aumento da produção de endorfinas e o controle da transferência de íons cálcio através da membrana celular também ajudam a obter vasodilatação e efeitos analgésicos e calmantes. Após a aplicação do CMPBF (campo magnético pulsado de baixa frequência), foi demonstrado o aumento da atividade da lactatodesidrogenase (necessária para a remoção do ácido lático, que estimula os receptores nervosos e causa dor) nos músculos expostos.A Terapia Magnética Pulsada BIOMAG obtém efeitos analgésicos especialmente bons nas síndromes dolorosas radiculares (raiz) e pseudo-radiculares (ciática, compressão de nervos por várias razões). O efeito analgésico é o efeito básico pelo qual a terapia magnética é utilizada na maioria das pessoas. Pode ser amplamente utilizada em toda uma variedade de doenças degenerativas do sistema musculoesquelético, pós-traumáticas e pós-operatórias.

  1. Efeito miorrelaxante (alívio dos espasmos)

Para relaxamento musculoesquelético, o CMPBF (campo magnético pulsado de baixa frequência) é utilizado para aumentar a remoção de ácidos metabólitos (em razão da perfusão aprimorada e atividade melhorada da lactatodesidrogenase), o que resulta em alívio da irritação dolorosa nos músculos e nos locais de inflamação crônica. Ele reduz a dor e alivia os espasmos musculares dolorosos (contrações). A terapia magnética pulsada também demonstrou desaceleração significativa da condução nervosa nas extremidades – esse efeito também contribui para o mio-relaxamento (relaxamento muscular).

Os efeitos de relaxamento da Terapia Magnética Pulsada BIOMAG nos músculos das costas (músculos estriados paravertebrais que circundam a coluna vertebral) auxiliam no tratamento de vários problemas, como rigidez da coluna cervical, dor no pescoço, dores de cabeça, tontura, mobilidade limitada, dor irradiada para as extremidades e assim por diante. O efeito mio-relaxante sobre os músculos traz alívio e o relaxamento dos músculos é necessário no tratamento de quaisquer condições dolorosas do sistema músculo-esquelético.

  1. Efeito antiedematoso (anti-inchaço)

A aceleração do metabolismo após a aplicação do CMPBF (campo magnético pulsado de baixa frequência) permite uma reabsorção mais rápida do edema, resultando em efeitos anti-inflamatórios e analgésicos significativos na área afetada. Os aplicadores Biomag® devem ser colocados sobre a área afetada (por exemplo, após entorse de tornozelo) e ciclos de estimulação devem ser administrados para obter uma redução significativa do edema e da dor.

  1. Efeito vasodilatador (melhora da circulação sanguínea)

O CMPBF (campo magnético pulsado de baixa frequência) modifica a polarização dos glóbulos vermelhos, induzindo uma carga positiva. Atua contra o empilhamento dos glóbulos vermelhos, pois causa sua redispersão, aumentando assim a área de superfície capaz de ligar e transportar oxigênio. O sangue que passou através de um campo magnético pulsado de baixa frequência tem uma maior capacidade de ligar o oxigênio. A polarização melhora o tônus muscular das células sanguíneas, melhora o tônus muscular dos vasos sanguíneos, artérias e capilares, causando sua dilatação (vasodilatação) e melhorando o suprimento de sangue e nutrientes oxigenados para os tecidos, removendo mais rapidamente as substâncias tóxicas das células. A pressão parcial de oxigênio é significativamente aumentada. O CMPBF (campo magnético pulsado de baixa frequência) atua positivamente na plasticidade da célula sanguínea. As células sanguíneas mais flexíveis podem se adaptar melhor aos “obstáculos” na circulação.

O CMPBF (campo magnético pulsado de baixa frequência) também reduz o risco de coágulos sanguíneos (trombos). A terapia magnética pulsada de baixa frequência ativa o sistema nervoso parassimpático e promove o efluxo dos íons Ca2+, o que leva ao relaxamento dos músculos dos vasos sanguíneos (particularmente os esfíncteres pré-capilares) e à subsequente vasodilatação.

Não ocorre recanalização de vasos já obstruídos, mas a circulação colateral na pele e nos tecidos musculares é bem dilatada. A vasodilatação é desejada em qualquer distúrbio do sistema vascular em que o fluxo sanguíneo oxigenado é prejudicado, ou seja, em distúrbios isquêmicos das extremidades, em todos os casos em que um melhor suprimento de oxigênio ajuda a cicatrizar e melhorar a função dos tecidos e órgãos, além de ter efeitos anti-inflamatórios.

  1. Efeito de desintoxicação (purificação)

Modificação da intensidade metabólica. O CMPBF (campo magnético pulsado de baixa frequência) passa uniformemente pelos tecidos expostos, ou seja, através de cada célula, induzindo suas fracas correntes elétricas. Isso leva a alterações nos potenciais de superfície das células, alterações na permeabilidade da membrana celular, aumento da circulação sanguínea, melhor oxigenação, suprimento de nutrientes e melhor remoção dos resíduos metabólicos dos tecidos expostos, que são os requisitos básicos para qualquer processo de cicatrização.

Metabolismo aprimorado, remoção dos resíduos e desintoxicação são essenciais no início de qualquer processo cicatrizante e regenerativo.

Os efeitos locais são obtidos colocando o aplicador na área afetada, por exemplo, músculo, articulação, coluna, etc. Ao usar um aplicador pequeno, podemos obter efeitos locais mais fortes em razão de uma indução maior e o uso do aplicador com uma área de aplicação maior resulta em um maior efeito metabólico positivo de todo o corpo, apesar da menor indução.

  1. Efeito cicatrizante e regenerativo (anti-inflamatório e antirreumático)

Esses efeitos foram demonstrados para ossos e tecidos moles e são explicados por uma irritação inespecífica da membrana citoplasmática que ativa uma cadeia metabólica que envolve, como ponto chave, uma alteração na proporção cAMP/cGMP e ativação aumentada de osteoclastos no caso de cicatrização óssea. O CMPBF (campo magnético pulsado de baixa frequência)  acelera significativamente o processo de cicatrização, ativa a formação de novo tecido (rápida construção de tecido ósseo e calcificação) e leva ao aumento da sensibilidade ao hormônio para-tireoidiano.

O CMPBF (campo magnético pulsado de baixa frequência) é, portanto, utilizado para acelerar a cicatrização de fraturas, pseudartroses (não uniões), seus efeitos regenerativos são uma suma de efeitos parciais adicionais e ajudam na capacidade natural do corpo de cicatrizar e regenerar.

O número de aplicações da Terapia Magnética Pulsada BIOMAG vai variar dependendo de cada caso clínico.

O tempo mínimo de aplicação é de 25 minutos, mas em geral é de 60 minutos.

O número mínimo recomendado de aplicações é 10. O ideal é entre 15 e 20 aplicações, podendo chegar a 30 aplicações em casos muito graves e doenças crônicas.

Realizamos, em geral, uma ou duas aplicações por dia. Em casos mais graves, como exceção, até três vezes ao dia. É recomendado um intervalo de tempo de 6 horas entre as sessões.

Em pacientes com pressão arterial baixa recomenda-se cerca de 20 minutos de repouso após a aplicação.

Frequências mais baixas: 1 a 10 Hz: predominam efeitos analgésicos, mio-relaxantes.

Frequências médias: 10 a 15 Hz: predominam efeitos anti-inflamatórios, adequados em doenças crônicas e degenerativas, provocam vasodilatação, atuam contra o inchaço, melhoram a circulação sanguínea e o fluxo linfático.

Frequências mais altas: até 25 Hz: predominam efeitos estimulantes para promover a cicatrização de ossos, condições pós-traumáticas, cicatrização em doenças agudas, efeitos de desintoxicação.

Frequência: acima de 25 Hz (26 até 162 Hz): utilizamos nos casos em que necessitamos aumentar ainda mais a intensidade dos efeitos do CMPBF, como por exemplo em fraturas de difícil consolidação e pseudoartroses.

A terapia BIOMAG apresenta um vasto conjunto de benefícios e qualidades almejadas pela medicina moderna:

  • Não-invasiva
  • Biológica
  • Indolor
  • Isenta de Efeitos Colaterais
  • Fácil Aplicação
  • Segura e Eficaz

A Terapia Magnética Pulsada BIOMAG tem como objetivo principal auxiliar no tratamento de doenças degenerativas e condições músculo-esqueléticas dolorosas, tais como: 

  • Osteoartroses (Osteoartrites)
  • Cervicalgias, Lombalgias e Discopatias Degenerativas
  • Condropatias (Condromalácia Patelar)
  • Lesões Osteocondrais (Edemas Ósseos)
  • Osteonecroses (Necrose Avascular)
  • Pseudoartroses (Fraturas Não-Consolidadas)
  • Retardos de Consolidação Óssea
  • Fraturas por Estresse
  • Estados Pós-traumáticos
  • Pós-operatórios Ortopédicos
  • Artrites Inflamatórias Não-Infecciosas (Artrite Reumatóide)
  • Fibromialgia
  • Polineuropatias (Neuropatias Periféricas)
  • Gravidez
  • Marcapasso
  • Condições de sangramento (Hemorragias ativas, feridas hemorrágicas)
  • Sangramento menstrual (Precaução de aplicação abdominal em período menstrual)
  • Neoplasias (Câncer/Tumores em qualquer parte do corpo)
  • Processos infecciosos e condições sépticas graves
  • Febre
  • Tuberculose ativa
  • Doenças fúngicas (Infecções fúngicas ou virais no local da aplicação, exemplo: micoses)
  • Distúrbios paroxísticos
  • Hipertireoidismo (e funcionamento exagerado das glândulas suprarrenais)
  • Dor de origem desconhecida
  • Diagnóstico inespecífico
  • Contraindicação a um procedimento médico determinado por um especialista


Durante a aplicação, atenção especial deve ser dada aos pacientes com hipotensão (ou com tendência a essa condição) e hipertensão. Durante as primeiras etapas da aplicação, a pressão arterial pode diminuir e levar a possíveis reações negativas. Como precaução, se sentir desconforto, recomenda-se interromper a aplicação.

Além disso, esta técnica deve ser usada com cuidado em pacientes com convulsões frequentes, miastenia gravis, arteriosclerose e cardiopatias graves, que façam tratamento com anticoagulantes ou com transtornos psiquiátricos graves.

Presença de placas ou implantes metálicos (relativo) devido a possibilidade do aquecimento, cabe a avaliação de um profissional especializado na Terapia Magnética Pulsada BIOMAG.

Agende agora uma avaliação gratuita

Se preferir preencha os campos abaixo e aguarde um atendimento especializado

Contato via Whatsapp

Para enviar um Whatsapp, clique no botão baixo e atenderemos o mais rápido possível.

Copyright ©2024 Todos os direitos reservados

 

× Como posso te ajudar?